A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná. Tem uma área que se estende desde a Foz do Iguaçu, no Brasil, até Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW.A usina de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em potência instalada. Em capacidade de geração continuará sendo a mais importante, visto que o regime hidrológico do rio Paraná apresenta maior fluxo de água que o Rio Yangtzé.
A
energia gerada por Itaipu é destinada ao Brasil e transmitida pela empresa
Furnas Centrais Elétricas S.A. No município de Manoel Ribas - PR, através de
uma subestação rebaixadora (750 kV/550 kV), chamada Ivaiporã, 15% da energia
gerada por Itaipu é entregue à Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Cabe à
Eletrosul, entre outras funções, a transmissão desta energia às concessionárias
do sul do Brasil e ao estado do Mato Grosso do Sul.
Recentemente, as relações bilaterais entre Brasil e Paraguai têm sido marcadas por discussões acerca da necessidade de se rever o marco regulatório em que se funda Itaipu Binacional. Do lado paraguaio, defende-se o que se chama de soberania energética do país guarani. No lado brasileiro, economistas afirmam que o tratado foi, desde o início, extremamente benéfico ao Paraguai.O argumento usado é de que o Paraguai só entrou com as áreas de fronteira que necessitavam ser usadas para o lago e construção, enquanto teve toda a obra financiada pelo Brasil e sua amortização é feita com recursos ganhos pela venda do excedente ao Brasil. A Bacia do Rio Paraná abrange os território do Distrito Federal e mais seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.
É a bacia hidrográfica com maior capacidade instalada de geração de energia elétrica. A maior usina hidrelétrica instalada em rios da Bacia do Paraná é Itaipu.
Abaixo temos algumas imagens relacionadas ao texto:
Abaixo temos algumas imagens relacionadas ao texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário